Palestras

Exposição de especialistas sobre os mais variados temas, por convidados nacionais e internacionais.

OBS: algumas palestras não serão em português

Local: Cine Guarani

__________

Dia 22/06

Painel 01

O artista nos festivais e feiras pelo mundo

Makely Ka (COMUM-MG)

das 16h às 17h

Esta conversa trata sobre a participação de artistas brasileiros em feiras nacionais e internacionais. Como representante do Programa Música Minas e da CoMuM – Cooperativa da Música de Minas, o compositor participou de ações tanto no Brasil quanto no exterior, em eventos como Mercat de Música Viva de Vic (Barcelona na Espanha), CMJ Music Marathon (Nova York nos EUA), WOMEX (feire intinerante pela Europa), Feira Música Brasil (Recife e Belo Horizonte), entre outras.

Painel 02

O papel de reconfiguração do compositor

Téo Ruiz (WhoIs Produções / FIMS)

das 19.30h às 20.30h

A revolução digital provocou uma verdadeira avalanche na indústria da música como um todo após anos 1990. Agentes, mídias, mecanismos de produção e uma série de fatores mudaram e novos caminhos e possibilidades surgiram em virtude dessas mudanças. Nesta conversa, o escritor do livro “A Autoprodução Musical” pretende trazer à tona o papel que o compositor tem e teve nesse processo, e como passou a ser possível que ele protagonizasse um modelo de negócios viável e competitivo no mercado sem estar vinculado a qualquer gravadora apostando em seu próprio empreendedorismo.

__________

Dia 23/06

Painel 01

Políticas públicas municipais para a música

Igor Cordeiro (Fundação Cultural de Curitiba)

das 16h às 17h

Políticas públicas para música: fala vai abordar as mudanças no panorama da área musical na cidade com a adoção de novas políticas da FCC, como o fortalecimento das bandas locais nos grandes eventos e demais parceiros, a relação com as novas tecnologias e os editais públicos específicos para a linguagem.

Painel 02

O papel do curador na música  e mercados culturais – visões e caminhos

Benjamin Taubkin

das 19.30h às 20.30h

Esta palestra procura abordar as possíveis atribuições de um curador. O que ele busca em uma seleção de trabalhos, a necessária (e benéfica) visão particular de cada um em um tempo de editais. O que fica dentro em contraponto ao que fica fora em qualquer programação que prevê uma seleção. Além disso, a importância da participação e experiência de tantos mercados e feiras pelo mundo, expectativas reais e o que esperar de um encontro como esse.

________

Dia 24/06

Painel 01

Redes de profissionais da música entre Argentina, Brasil e restante da América Latina

palestra em espanhol e português

Paula Rivera (Min. Cultura – Argentina)

das 16h às 17h

Esta conferência procura discutir sobre as redes e experiências profissionais na região sul do continente. Circuitos de negócios entre o Brasil e Argentina, o papel do Estado e a situação dos empresários independentes. Também será apresentada a MMF LATAM, que é a maior associação de profissionais da música da América Latina.

Painel 02

Exportação de música: entenda quais são os caminhos para realizar negócios fora do Brasil

Leandro Ribeiro (BM&A)

das 19.30h às 20.30h

Neste workshop, mostraremos quais são as oportunidades, eventos internacionais importantes, cases, desafios, investimentos e possibilidades de retorno para a música brasileira no exterior.

__________

Dia 25/06

Painel 01

O que os festivais internacionais pensam sobre a música brasileira

palestra somente em espanhol

Alfredo Caxaj (Sunfest – Canadá)

das 16h às 17h

A diversidade e riqueza da música brasileira é extensa e variada, porém qual é a perspectiva ou conceito que se tem dela dentro do circuito dos festivais internacionais? Alfredo Caxaj, diretor artístico do festival de músicas do mundo e jazz SUNFEST, na cidade de London, em Ontario/ Canadá, compartilha suas experiências e perspectiva sobre este tema, bem como os desafios que se tem enfrentado.

Painel 02

Organizando um festival internacional de música com baixo orçamento e contratando atrações ao redor do mundo

palestra somente em inglês

Benjamin Ruth (Lancaster Music Festival – UK)

das 19.30h às 20.30h

O coordenador do premiado Lancaster Music Festival compartilha o efetivo modelo de negócio usado no festival para atrair um público de número significativo e ao mesmo tempo oferecer um evento gratuito de grande porte a seus frequentadores. Parte do sucesso do festival o permite contratar atrações internacionais de alta qualidade com um orçamento pequeno e isto também será discutido.